Nada incomoda mais que uma unha encravada. Para qualquer lugar que vamos, ou se ficamos apenas parados, a inflamação está lá, se fazendo presente. Sem falar que, além da sensação não ser agradável, a estética também acaba sendo prejudicada.
A unha encravada pode incomodar tanto homens, quanto mulheres, de todas as idades. E se não for tratada corretamente, pode causar até inflamações mais graves. E para te ajudar a tentar evitar, separamos algumas dicas essenciais para ter unhas sempre bonitas e sem encravar. Confira!
O que causa a unha encravada?
Antes de adentrarmos nas dicas, primeiro devemos esclarecer como que as unhas se encravam. Já que isso pode acontecer esporadicamente ou, para algumas pessoas, pode ser constantemente.
As unhas encravadas acontecem geralmente nos dedões do pé, devido ao uso de sapatos apertados, já que o mesmo causa uma pressão extra sobre os dedos do pe. Pode ser por cortes incorretos das unhas, como muito curtas ou então de forma arredondada que faz com que a unha vire e cresça para dentro. Ou ela pode ser ocasionada devido a própria morfologia da unha e/ou anatomia dos dedos.
7 dicas fundamentais para prevenir unhas encravadas
Sabendo o que pode causar as unhas encravadas, confira 7 dicas simples para prevenir e evitar esse incômodo:
1 – Corte e mantenha a unha sempre quadrada;
2 – Use sapatos com bicos largos para não pressionar os dedos;
3 – Use sapatos fechados somente quando necessário, deixando os dedos e unhas livres;
4 – Corte a unha a cada 15 dias, ou pelo menos 1 vez ao mês para manter o corte;
5 – Não tente cortar suas unhas em casa, se já tiver tido problema com unha encravada;
6 – Não fique cutucando ou tentando desencravar uma unha que você acha que está encravada;
7 – E, se caso sofrer com unha encravada com frequência, é imprescindível que você vá regularmente a um podólogo responsável para tratar e não deixar que outras pessoas sem experiência cortem suas unhas.
No entanto, mesmo que você não tenha certeza se a sua unha está encravada ou se é apenas excesso de pele, o aconselhável é ir até um profissional para que ele trate da forma correta.
Confira nossos outros conteúdos aqui no blog . Leia também: Unhas: Saiba Como Encontrar O Melhor Formato Para Você .