Já foi a época dos cabelos lisos e escorridos, dos tratamentos e processos de alisamento permanente. Hoje, na verdade já faz algum tempo, o mundo da beleza traz a transição capilar e a aceitação dos cabelos cacheados, ondulados e crespos. O processo de assumir o cabelo natural vem acompanhado de muitas dúvidas e até medos, mas também da liberdade de ser a sua versão natural.
Resumidamente, a transição capilar consiste em abandonar as químicas de alisamento e deixar que o cabelo cresça naturalmente. É um processo lento? Sim, e requer muita paciência já que boa parte do processo seu cabelo terá duas texturas diferentes: liso e e raiz natural.
Em virtude disso, neste blog, separamos algumas dúvidas frequentes sobre a transição. Vem ver!
Como começar
A primeira coisa que você deve estar pronta para aceitar é a fase das duas texturas. Se está preparada para isso, então é hora de investir e colocar em prática a rotina e cuidados. Aposte no cronograma capilar e em produtos adequados para o seu tipo de fio natural, isso porque eles irão promover a higienização correta, hidratação e ainda garantir que o seu cabelo cresça de forma mais saudável.
Foto: Reprodução / GZH
O que evitar no processo
Sim, vai ser mais difícil ajeitar o seu cabelo. No entanto, é essencial que ferramentas de calor, como secador e chapinha, sejam evitados. Eles podem atrapalhar o desenvolvimento e o crescimento dos seus novos cachos. Prender o cabelo constantemente também acaba prejudicando. Mas não é regra. Se realmente fazer uma escova fica mais fácil de arrumar o cabelo, utilize protetor térmico no processo.
Foto: Jorge Fakhouri Filho / Pexels
Para ajudar a espalhar a temperatura de forma uniforme e secar os fios sem tanta agressão, você pode utilizar o Difusor de Cachos da NB (linkar https://www.nbacessorios.com.br/produto/difusor-de-ar-sem-caixa/), já que ele evita o frizz e deixa o cabelo com efeito natural.
Quanto tempo leva
Essa é a dúvida mais comum entre as adeptas da transição. No entanto, esse processo é muito único e particular, tendo em vista que cada cabelo tem seu tempo para crescer. E, para finalizar a transição é necessário cortar todas as pontas lisas do seu cabelo e isso também depende de quanto você está disposta a cortar. Você pode deixar o cabelo crescer por alguns meses e logo realizar o big chop (corte que elimina toda a química), ou então esperar que o cabelo atinja um certo comprimento para, aí sim, cortar.
Foto: Tomaz Barcellos / Pexels
Além de cuidar do cabelo, cuide da sua saúde também, como ingerir vitaminas, minerais e muita água. Isso vai influenciar diretamente no crescimento saudável dos fios.
Para conhecer mais dicas de beleza, continue acompanhando o nosso blog. E aproveite também para acessar o nosso site (linkar https://www.nbacessorios.com.br/) e conhecer todo o nosso catálogo de produtos.